terça-feira, julho 11, 2006

WC: A história do Wanderley Cardoso.



Quem nunca viu WC escrito na porta de um sanitário? E quem nunca se perguntou o que significa aquilo? Esta segunda sei que poucos o fizeram. Eu sou um deles, e fiquei realmente curioso sobre a origem.

Estou a horas fazendo uma ardua pesquisa. Tentei deduzir o que seria esta sigla, partindo do inglês, mas não cheguei a conclusão nenhuma. Pensei ser as iniciais de alguem. Tive pouca sorte. Tentei encontrar uma origem etimologica, fazendo uma ligação entre a sigla e as palavras que significam banheiro em latim e grego. Está ultima é mentira. Pesquisando durante um bom tempo cheguei a conclusão que o "W." só poderia ser de "Water". Mas faltava o "C." que não se encaixava em nenhuma palavra que eu me recordasse em ingles. Continuei pesquisando, até que me dei conta que só poderia ser "Water Closet", mas não havia nada que eu tivesse encontrado que me dissesse que eu estava correto. Cheguei a essa conclusão quando vi em alguns anuncios imobiliarios em ingles que havia diferença entre bathroom(banheiro) e WC que deduzir ser o lavabo, o toalete, também chamado em ingles de Toilet. Já desistindo de encontrar um significado pensei em inventar algo para colocar aqui no blog. Conversando com o gordo no icq, ele entendeu errado o que eu escrevi, e chegamos a conclusão de "Washington Company of Bathrooms". Logo a abreviatura seria W.C. Company of Bathrooms, mas somente o WC teria pegado. A historia era legal, mas não gostei do Washington na história... coisa do Gordo... Pesquisando sobre a história e evolução do banheiro acabei descobrindo que estava correto.
Washing Closet, ou WC. Descobri também que o WC foi inventado em 1596 pelo ingles J.D. Harrington. Era apenas uma evolução do design utilizado ainda no mundo antigo. A unica diferença era que o WC possuia partes móveis. O invento ficava dentro de algumas raras casas, e demorou para ser popularizado. Talvez somente depois do séc. XVIII. Na década de 1850 o também ingles Thomas Crapper inventou o toalete no design que é conhecido até hoje. É o inventor do lavabo moderno. Nos EUA também chamado Crapper em sua referencia.
Terminei por me dar conta que a hipotese de que WC se referia a um possivel inventor estava errada. A sigla se referia a palavras simples e popularmentes usadas na lingua inglesa, que foi minha primeira hipotese.


Data do texto: 6/4/2004 (corrigido em 28/7/2009. Motivo: a hipotese inicial era "washing" e não "water")

Um comentário:

Sasa disse...

Muito legal, Leonardo! Adorei! Sempre tive essa curiosidade também! Parabéns!